Ministério da Administração Interna alvo de buscas da Judiciária


Elementos da Polícia Judiciária avançaram esta terça-feira para as instalações da Direção Geral de Infraestruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna, numa operação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção que foi articulada com o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). Estas diligências assentam em suspeitas de corrupção e outros crimes associados na contratação de obras públicas para edifícios da tutela daquele braço governativo.

RTP /
Reuters

A notícia foi avançada pelo Correio da Manhã, que aponta para “fortes suspeitas de corrupção, e outros crimes associados, na contratação de obras públicas para edifícios do MAI, nomeadamente em sedes da PSP”.A investigação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ está a ser articulada com o DCIAP e as buscas foram acompanhadas pelo juiz Carlos Alexandre.



Em causa estará, ainda de acordo com o jornal, a viciação nas regras de contratação nos últimos três anos. A RTP apurou entretanto que o principal suspeito é João Alberto Correia, ex-diretor-geral na estrutura do Ministério da Administração Interna.

No último mês de fevereiro, a imprensa fazia saber que o ex-diretor-geral de Infraestruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna havia sido exonerado e estava sob auditoria interna.
Dados remetidos ao Ministério Público

O Ministério de Miguel Macedo difundiu já um comunicado a adiantar que "no âmbito de uma auditoria e processo de inquérito à Direcção-Geral de Infraestruturas e Equipamentos - realizado pela Inspecção-Geral da Administração Interna - foi determinado, pelo Ministro da Administração Interna, a remessa ao Ministério Público dos factos já apurados com eventual relevância criminal".

A Inspecção-Geral da Administração Interna prossegue os trabalhos no âmbito das suas competências e a RTP confirmou que o inquérito ainda não está concluído.
Tópicos
PUB