Ministério vai investir 2 000 ME para recuperar o parque escolar
Porto, 27 Mar (Lusa) - O Ministério da Educação (ME) prevê investir mais de dois mil milhões de euros na recuperação do parque escolar nacional, naquela que é a "maior operação da história do país", revelou hoje, em Matosinhos, o Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos.
A intervenção do ME inclui a requalificação de todas as escolas secundárias do país, de Escolas Básicas (EB) 1 e de EB 2,3, num esforço que visa "preparar as escolas para a modernidade e para um outro tempo", como frisou hoje Valter Lemos, no final de uma visita de trabalho ao concelho de Matosinhos.
Os próximos passos desta operação vão ser dados, disse o governante, já em Junho, com o início das obras em 75 escolas secundárias.
Até ao fim do ano, as empreitadas de requalificação avançam em mais cem estabelecimentos de ensino secundário, acrescentou Valter Lemos, que apontam para 2013 a renovação de todas as escolas secundárias do país.
Quanto às EB 2,3, vão sofrer obras de "requalificação e de substituição", o que significa, em alguns casos, "substituir totalmente as escolas por um novo edifício".
De acordo com o secretário de Estado, está já previsto um investimento de 173 milhões de euros para recuperar cerca de 50 EB 2,3.
As condições do investimento vão ser fixadas num protocolo que deve ser assinado "em breve" com as autarquias, observou Valter Lemos, adiantando que as câmaras realizam as obras e o ME financia, para que estas "possam decorrer mais depressa", notou Valter Lemos.
As Escolas Básicas 2,3 de Leça da Palmeira e de Matosinhos são duas das que vão ser abrangidas por este programa.
O contrato para a renovação destas duas escolas vai ser assinado segunda-feira, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto.
Nestas duas EB 2,3, as obras arrancam "no fim deste ano escolar" e estarão concluídas no "ano lectivo de 2011", observou o autarca.
Guilherme Pinto anunciou ainda que a autarquia se prepara para investir, "até ao fim deste ano escolar", 23 milhões de euros, para a intervenção em 12 novos centros educativos.
Tudo isto levou Valter Lemos a classificar como "exemplar" e "ambicioso" o trabalho da Câmara de Matosinhos na "requalificação do parque escolar".
Durante a visita desta manhã a Matosinhos, Valter Lemos inaugurou a Escola Básica (EB) nº 1 e o Jardim de Infância (JI) dos 4 Caminhos, na Senhora da Hora, e lançou a primeira pedra da EB1/JI Quinta do Vieira, em Custóias.
ACG.
Lusa/Fim