Ministra assegura que cirurgias adiadas podem ser recuperadas no primeiro trimestre

por Antena 1

A ministra da Saúde garante que já começaram a ser remarcadas algumas das 7700 cirurgias que foram adiadas, devido à greve dos enfermeiros nos blocos operatórios. Em entrevista esta manhã à Antena 1, Marta Temido assegura que, se a paralisação não for retomada, existem condições para realizar todas estas cirurgias, durante o primeiro trimestre do ano, apenas no Serviço Nacional de Saúde, sem recurso ao sector privado.

Quanto às negociações com os sindicatos de enfermeiros, Marta Temido explica que a criação da categoria de enfermeiro especialista vai custar 21 milhões de euros ao Orçamento do Estado.

A ministra da Saúde retificou ainda a data prevista para o início das obras de construção da nova ala pediátrica no Hospital de São João, no Porto. Há três semanas, em visita ao local, Marta Temido tinha apontado para o fim deste ano. Agora, admite que a construção da pediatria só deve arrancar no início de 2020.



Quanto aos atrasos nas listas de espera para consultas de especialidade em vários hospitais do país, Marta Temido diz que já foram feitos contactos com as administrações hospitalares, no sentido de encontrar uma solução para estes casos.

A ministra da Saúde garantiu que estão a ser procuradas soluções para as listas de espera, que ultrapassam três anos em determinadas unidades de saúde do setor público.



pub