Ministra da Saúde aguarda "tranquilamente" desfecho de processo no Tribunal de Contas

Lisboa, 30 Jan (Lusa) - A ministra da Saúde mostrou-se hoje confiante na resolução do processo que corre no Tribunal de Contas sobre a gestão do hospital Amadora-Sintra, no qual está implicada, e disse que irá aguardar "tranquilamente" o seu desfecho.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Em declarações aos jornalistas após ser emposssada como ministra da Saúde, substituindo nas funções António Correia de Campos, Ana Jorge recordou que sempre trabalhou no serviço público e que sempre o fez "na maior das dedicações".

Em relação ao processo que corre no Tribunal de Contas, a ministra frisou que o mesmo "já foi resolvido" a nível da Inspecção-Geral da Saúde e com recurso a um Tribunal Arbitral.

"Aguardo tranquilamente" o desfecho do processo, disse Ana Jorge.

Ana Jorge vai a julgamento no Tribunal de Contas no âmbito de uma acção de responsabilidade financeira por alegados pagamentos indevidos ao hospital Amadora-Sintra quando era presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

O advogado de Ana Jorge, João Correia, confirmou terça-feira à Agência Lusa que a substituta de Correia de Campos na pasta da Saúde vai a julgamento no Tribunal de Contas, em data ainda por definir, e que "logo se verá se existe ou não responsabilidade financeira".

Na primeira declaração aos jornalistas como ministra da Saúde, Ana Jorge disse que ainda não escolheu a equipa de secretários de Estado e prometeu para breve uma análise de temas polémicos, como a reorganização das urgências.

"Vamos trabalhar em conjunto para dar mais segurança aos cidadãos e reforçar o Serviço Nacional de Saúde", afirmou Ana Jorge, dizendo entender o medo das populações em contextos de mudança.

"Entendo [o medo das populações] sempre que há uma mudança", disse a nova ministra, afirmando que a sua aposta é na melhoria das condiçõpes dos utentes "num ambiente de diálogo".

SMM/NVI.

Lusa/Fim


PUB