Ministra da Saúde anuncia criação de 20 unidades de saúde familiar até final do ano

por Antena 1

A ministra da Saúde anunciou no parlamento que vão ser criadas mais vinte unidades de saúde familiar ainda antes do final do ano e que vinte unidades de modelo “A” vão ser transformadas em modelo “B”, um modelo que tem maior autonomia e maiores incentivos financeiros aos profissionais de saúde.

Marta Temido anunciou também na Assembleia que dois novos pediatras já aceitaram trabalhar no hospital Garcia de Orta, em Almada, mas estes dois reforços não são ainda suficientes para se reabrir a urgência noturna do hospital, como conta o jornalista João Vasco.

Numa interpelação do PSD ao Governo sobre a situação da saúde, no parlamento, a ministra Marta Temido indicou que a centésima unidade de saúde familiar (USF) foi criada no verão e anunciou a criação de mais novas USF.

Em termos de cidadãos sem médico de família, Marta Temido indicou que em 2019 há mais 6% de utentes com médico família do que em 2015.

"São mais cerca de 600.000 portugueses com médico de família, para além de 100 novas Unidades de Saúde Familiar, de 80% de agrupamentos de centros de saúde com respostas de saúde oral, de 78% com respostas de análises clínicas, de 65% com respostas de radiologia e de 60% com rastreios de saúde infantil", frisou.

pub