Ministro anuncia Centro Materno-Infantil nos terrenos da Maternidade
O ministro da Saúde, Correia de Campos anunciou hoje no Porto que o Centro Materno-Infantil do Norte (CMIN) será construído nos terrenos da Maternidade Júlio Diniz e deverá estar concluído até ao final da legislatura, em 2009.
O processo necessário para a construção daquele hospital arrancará "imediatamente", garantiu Correia de Campos.
O ministro disse que o CMIN irá chamar-se Júlio Diniz/Maria Pia, reunindo os nomes da maternidade e do Hospital Pediátrico Maria Pia, que funciona em instalações acanhadas na zona da Boavista.
O anúncio de Correia de Campos foi feito durante a cerimónia de posse do Conselho Directivo da Entidade Reguladora da Saúde, que é presidido por Álvaro Almeida.
O vereador socialista na Câmara do Porto, Manuel Pizarro, congratulou-se com a decisão do ministro, recordando que ela corresponde a "uma luta que o PS tem desenvolvido coerentemente nos últimos 20 anos".
"Trata-se de uma solução muito diferente do projecto redutor de construir um anexo ao Hospital de S. João", frisou Manuel Pizzaro, aludindo à proposta do anterior Governo, de maioria PSD/CDS.
Para Pizarro, a solução anunciada por Correia de Campos "faz jus à história da Maternidade Júlio Dinis e do Hospital de Crianças Maria Pia e garante às mães do Norte um tratamento rápido com um equipamento moderno".
Será agora necessário, defendeu, "um plano funcional adequado às mudanças demográficas ocorridas nos últimos 20 anos e às melhorias introduzidas na medicina moderna".
Manuel Pizarro manifestou-se convicto que a construção do novo Centro Materno-Infantil do Norte poderá começar em 2007.