Ministro da Administração Interna garante que apoios financeiros aos bombeiros chegam a tempo

O ministro da Administração Interna assegura que os apoios financeiros estão a chegar a tempo e horas às corporações de bombeiros. Miguel Macedo promete ainda divulgar os resultados dos relatórios sobre os incêndios deste verão assim que haja conclusões.

Sandra Henriques /

Foto: Lusa

Em entrevista à SIC Notícias, Miguel Macedo mostra-se conhecedor da realidade financeira dos bombeiros. “Compreendemos a situação difícil em que estão muitas corporações. Têm hoje muitas vezes apoios locais menores do que tinham no passado”, refere.

“Este ano aumentámos as contribuições diretas para as corporações em 11,3 por cento, 2,3 milhões de euros de apoios diretos financeiros às corporações [a mais] em relação àquilo que era no ano passado”, acrescenta.

O responsável recusa que as ajudas financeiras às corporações tenham chegado tarde: “Esse apoio é dado mês a mês. À semelhança do que aconteceu no ano passado, este ano fizemos adiantamentos à medida que a situação ia evoluindo, antecipando pagamentos das despesas que estavam a ser efetuadas no terreno”.

“Ainda na semana passada foi dada ordem de pagamento antecipado, por conta digamos assim, de cerca de 1,2 milhões de euros para o conjunto das corporações que tinham feito intervenções em mais de 20 fogos”, aponta.
PUB