Ministro da Educação desvaloriza resultados dos rankings

O ministro da Educação diz não estar preocupado com a discrepância de resultados entre escola públicas e privadas, uma vez que os rankings se baseiam apenas em resultados de exames nacionais e ignorando "variáveis de contexto".

RTP /

Foto: Lusa (arquivo)

"Não dou grande valor a estes rankings publicados pela comunicação social. (...) Os rankings aquilo que mostram, sobretudo, é uma lista hierarquizada de escolas em função apenas de um indicador, que são os resultados nas avaliações externas - os exames nacionais e as provas de 9ºano", afirmou João Costa, explicando que estas provas "ignoram muitas variáveis, que são variáveis de contexto".

Sobre a lista das melhores escolas, o ministro acredita que "deve ser tudo relativizado". Há um fator que João Costa considera mais relevante: a equidade nas escolas.

"É interessante ver como algumas das escolas que aparecem nos lugares mais elevados do ranking são as escolas que pior desempenham em termos de equidade", argumentou.

O principal desafio dos sistemas educativos é o "contexto familiar e a condição socioeconómica das famílias".
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