Ministro do Ambiente congratula-se com decisão da Sociedade Ponto Verde
O Ministério do Ambiente congratulou-se com a decisão da Sociedade Ponto Verde de restringir ao contentor amarelo (embalão) do ecoponto a colocação de embalagens como pacotes de leite ou sumo.
"O Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional congratula-se com a decisão da Sociedade Ponto Verde quanto às novas regras de deposição de embalagens para alimentos líquidos", afirma a tutela, em comunicado.
Há mais de oito anos que Portugal era um dos poucos países da Europa onde em alguns municípios a empresa que comercializa a maior parte deste tipo de embalagens de cartão complexo (Tetra Pak) e a própria entidade gestora (Sociedade Ponto Verde, SPV) recomendavam a deposição dos pacotes de leite ou sumo no contentor do cartão/papel (azul).
Alguns municípios davam a indicação para depositar as embalagens no contentor amarelo do ecoponto - destinado aos plásticos e metais -, e outros o contentor azul - destinado ao papel/cartão.
O Governo salienta que esta alteração é "fundamental para potenciar e estender a todo o país o encaminhamento para reciclagem das embalagens de cartão para alimentos líquidos", um dos temas em apreciação "há algum tempo" nas reuniões entre a SPV e a tutela.
Esta medida enquadra-se na estratégia prevista no Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos e Urbanos II, que preconiza um novo modelo para a gestão de resíduos sólidos urbanos direccionados para uma sociedade da reciclagem, refere o Ministério.
"Os argumentos de ambas as partes foram-se mantendo válidos e não parecia possível um consenso, levando até situações a bizarras como as de consumidores que tinham de seguir uma regra na sua zona de residência e outra diferente no seu local de trabalho", afirmou à agência Lusa o director- geral da SPV, Luís Veiga Martins.
Com o objectivo de uniformizar ou harmonizar esta regra, a SPV, a Recipac (Fileira do Papel/Cartão) e os Sistemas Municipais e autarquias aderentes ao sistema Ponto Verde criaram um grupo de trabalho que concluiu ser mais indicado a deposição no contentor amarelo.
O Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional (MAOTDR) sublinha ainda "a importância" do contributo da SPV para o cumprimento das metas nacionais de reciclagem e valorização de resíduos de embalagens.