Misericórdia do Porto criou "Banco do Vestuário" para apoiar desfavorecidos
Porto, 07 nov (Lusa) - A Misericórdia do Porto criou o "Banco do Vestuário" destinado a recolher doações de todo o tipo de roupa, para posteriormente distribuir pela população mais carenciada da sua área geográfica de abrangência.
Em declarações hoje à Lusa, o provedor António Tavares afirmou que "aumentam os pedidos de vestuário, nomeadamente por parte de idosos e jovens, depois de numa primeira fase o apoio mais pretendido ser na área da alimentação".
"O apoio alimentar já está organizado, vamos agora avançar com esta iniciativa que visa sobretudo apoiar desempregados, famílias com Rendimento Social de Inserção e idosos com pensões reduzidas", acrescentou o provedor.
O primeiro passo para a criação deste "Banco do Vestuário" foi a assinatura de um protocolo entre a Misericórdia e uma lavandaria representante da marca SUPERSEC.
O acordo prevê que a Santa Casa da Misericórdia do Porto receba todas as peças de vestuário não reclamadas, devidamente lavadas, passadas e etiquetadas. Igualmente previsto está a criação, por parte da mesma lavandaria, de uma campanha de recolha de vestuário e têxteis junto dos seus clientes ou outras entidades consideradas convenientes.
"Este acordo não é mais do que o primeiro passo na criação do banco de vestuário, particularmente relevante na atual conjuntura, acrescido à aproximação natural da época mais fria, e por consequência, de maior necessidade de vestuário", considerou o provedor.
A Misericórdia conta ainda com o apoio de várias empresas do setor têxtil, mas apela à solidariedade dos portuenses para que adiram a esta campanha e doem o vestuário que já não usem e que esteja em boas condições.