Misericórdia do Seixal avança em 2006 com construção de unidade para idosos
A Santa Casa da Misericórdia do Seixal tenciona iniciar no próximo ano a construção de uma unidade de cuidados continuados para idosos, com internamento, residência, terapia ocupacional e apoio domiciliário.
O ante-projecto da obra é apresentado hoje na Quinta do Falcão, na Arrentela, para onde está previsto o novo equipamento.
Em declarações à Agência Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Seixal, Edison Dias, disse que os trabalhos, orçados em dois milhões de euros, têm condições para avançar em 2006 e estar concluídos em 2009.
Segundo o responsável, a instituição já conseguiu apoios de empresas locais, nomeadamente da construção civil, e dispõe de um terreno cedido pela autarquia do Seixal.
Falta apenas executar os projectos de obra, adiantou o provedor.
A unidade terá 40 camas de internamento temporário para doentes agudos ou com carências sócio-económicas, assim como 12 residências assistidas para idosos com maior mobilidade mas que necessitam de ajuda na alimentação, higiene e roupa.
O equipamento vai acolher ainda as valências de terapia ocupacional e clínica e apoio domiciliário.
A Misericórdia tencionar criar na nova unidade um serviço de refeições para pessoas carenciadas, complementado com programas de integração social nas áreas da saúde, habitação, ensino e emprego.