Monárquicos querem ter voz na Assembleia Municipal de Évora

O monárquico Vasco da Câmara Pereira assume a candidatura do PPM como uma forma de "ter voz" na Assembleia Municipal de Évora, "o poder autárquico por excelência", sem alimentar expectativas quanto à sua eleição para a Câmara.

Agência LUSA /

Técnico de pecuária e agricultor, Vasco da Câmara Pereira, de 52 anos, lidera a lista do Partido Popular Monárquico (PPM) candidata à Câmara de Évora nas eleições autárquicas de domingo, apesar de "não acreditar" ser eleito para o executivo camarário.

Na Assembleia Municipal, que representa "a verdadeira voz do povo", é que reside a aposta dos monárquicos em Évora, que alimentam a esperança de eleger "pelo menos" o cabeça de lista, Gabriel Jaleco.

"Se elegermos um elemento para a Assembleia Municipal já seremos uma pedra no sapato", disse Vasco, um dos três irmãos Câmara Pereira que vão disputar três câmaras municipais do Alentejo.

Com o slogan "Pela nossa terra, pela nossa gente, pela nossa cultura", Vasco da Câmara Pereira, residente em Évora, defende a aproximação dos cidadãos da vida política, a qualidade de vida no mundo rural e a preservação do património cultural e artístico "tradicionalmente português".

Condenando "o domínio excessivo dos partidos sobre a vida política portuguesa", o candidato monárquico, filiado no PPM, quer "dar valor às pessoas" e visibilidade à Assembleia Municipal e às freguesias.

"É incrível ver os partidos a digladiarem-se pela câmara, mas de quem é a câmara", interroga Vasco da Câmara Pereira, com resposta pronta: "A câmara é do povo e não deste ou daquele partido".

O candidato justifica ainda a sua participação na corrida à Câmara de Évora com a necessidade de dar visibilidade ao PPM, depois do partido ter passado por uma fase de "rejuvenescimento".

O PPM é liderado pelo irmão, Nuno da Câmara Pereira, fadista, deputado e engenheiro agrícola, que disputa, pela coligação PSD/PPM, a presidência do município de Vila Viçosa, distrito de Évora.

Também fadista, outro irmão, Gonçalo da Câmara Pereira, vice- presidente do PPM e engenheiro agrícola, é o número dois da coligação PSD/CDS-PP/PPM à Câmara de Arronches, no distrito de Portalegre.

Em Évora, Vasco da Câmara Pereira vai defrontar domingo José Ernesto Oliveira (PS), João Andrade Santos (CDU), António Costa Dieb (PSD), Mariana Cascais (CDS-PP) e Amália Oliveira (Bloco de Esquerda).

PUB