Montalegre promove campanha contra "abate indiscriminado" de carvalhos
A Câmara de Montalegre inicia em Junho uma campanha de sensibilização contra o "abate indiscriminado", por lenhadores, de carvalhos no concelho, anunciou hoje o vereador Orlando Alves.
Juntamente com a factura de água do mês de Junho, a população de Montalegre vai receber um panfleto em defesa do carvalho, a árvore que ocupa a maior mancha florestal concelhia.
Orlando Alves afirma que, nos últimos tempos, se tem assistido ao abate "indiscriminado" de carvalhos no concelho por parte de lenhadores "sem escrúpulos", que cortam esta árvore "sem obedecerem a qualquer tipo de regras".
"Os lenhadores, que são do concelho ou vêm de fora, compram os carvalhos à população mais idosa e com uma motosserra são capazes de dizimar numa tarde um carvalhal que demorou 80 a 100 anos a formar- se", salientou o autarca.
O vereador defende a elaboração de um "plano de abate" destas árvores, para que "haja uma gestão racional" de todo este processo.
É que, segundo frisa, trata-se de uma "zona muito fria" em que a lenha é a principal fonte de aquecimento das populações.
"Não sou contra o corte das árvores, mas este processo deve ser realizado de forma racional", salientou.
Em Portugal, apenas na Rede Natura 2000 ou nas áreas protegidas, existe legislação que permite a protecção das grandes áreas de carvalho, porque está definido como habitat prioritário.
Por isso mesmo, Orlando Alves defende que "é preciso criar uma legislação nacional que impeça a destruição dos carvalhos", à semelhança da que já existe em Espanha.
O autarca considera mesmo que se deveria "fazer um cadastro das áreas onde o carvalho prospera".
No âmbito da campanha de sensibilização da Câmara de Montalegre, que irá percorrer as 135 aldeias do concelho, serão ainda promovidos colóquios para realçar a "importância do carvalho na economia local".