Morreu antigo presidente da câmara da Figueira da Foz, Aguiar de Carvalho
O antigo autarca socialista Aguiar de Carvalho , exonerado da administração da REFER em Outubro, morreu hoje nos Hospitais da U niversidade de Coimbra (HUC), disse um dirigente do PS à agência Lusa.
Vítor Baptista, presidente da Federação de Coimbra do PS, adiantou que Manuel Aguiar de Carvalho, de quem era amigo, estava há algum tempo internado no serviço de pneumologia dos HUC, devido a doença do foro respiratório.
Aguiar de Carvalho, que tinha 62 anos, foi presidente da Câmara da Figu eira da Foz, eleito pelo PS para quatro mandatos consecutivos, entre 1982 e 1997 , ano em que Pedro Santana Lopes conquistou para o PSD a liderança da autarquia.
"Desapareceu prematuramente um amigo, um grande socialista e autarca", declarou Vítor Baptista, que tinha visitado Aguiar de Carvalho nos HUC há uma se mana.
No dia 26 de Outubro, o Governo de José Sócrates exonerou quatro membro s do conselho de administração da REFER por actuação "absolutamente intolerável" , incluindo o presidente, José Braancamp Sobral.
O Governo decidiu exonerar também o vogal Aguiar de Carvalho, que estav a desligado do PS desde 2001, alegando neste caso "mera conveniência de serviço" , ou seja, perda de confiança política por parte da tutela.
Em 1997, quando o PS escolheu Carlos Beja como candidato à Câmara da Fi gueira da Foz, contra Santana Lopes, que veio a ganhar as eleições autárquicas, Aguiar de Carvalho incompatibilizou-se com os principais dirigentes regionais do partido, do qual veio a desvincular-se, mantendo a amizade com Vítor Baptista.
Manuel Alegre, agora candidato a Presidente da República, que se candid atou na altura à Assembleia Municipal pelo PS, foi derrotado pelo social-democra ta Duarte Silva, que quatro anos mais tarde substituiu Santana Lopes no executiv o figueirense.
"A eleição de Santana Lopes para a Câmara da Figueira esteve na origem do seu afastamento do PS", recordou à agência Lusa João Marques, que foi adjunto de Aguiar de Carvalho na autarquia, durante cinco anos.
Antigo engenheiro químico dos quadros da empresa papeleira Celbi (actua l Stora), na Figueira da Foz, Aguiar de Carvalho foi ainda administrador-delegad o da Egran, uma fábrica de rochas ornamentais da Lousã, fundada nos anos de 1980 pelo empresário e presidente da Câmara de Coimbra Mendes Silva, também falecido , com apoio financeiro do município da Lousã.
Pela administração da Egran, passaram ainda o próprio Vítor Baptista e António Simões, vereador da Câmara de Miranda do Corvo e ex-candidato do PS à pr esidência do executivo.
O corpo de Aguiar de Carvalho segue esta tarde dos HUC para a Igreja de Santo António, na Figueira da Foz, realizando-se o funeral na quarta-feira, às 11:00, para o cemitério de Agramonte, no Porto, de onde era natural.