Morreu D. Cosme do Amaral

O bispo D. Cosme do Amaral, responsável pela Diocese de Leiria-Fátima durante 21 anos, faleceu hoje na Casa do Clero em Fátima com 88 anos, disse fonte diocesana.

Agência LUSA /

Em declarações à Agência Lusa, o bispo de Leiria-Fátima, D.

Serafim Ferreira e Silva, explicou que o seu antecessor faleceu cerca das 19:00 de hoje, apresentando "vários problemas de saúde", muitos deles causados pela "idade muito avançada".

O prelado havia "fracturado um fémur" recentemente e estava desde então acamado, num estado clínico muito débil, acrescentou.

Confrontando com a morte de D. Alberto Cosme do Amaral, o actual bispo de Leiria-Fátima recordou-o como "um homem místico, cumpridor e com grande sentido de Igreja".

No sábado, os responsáveis da Diocese vão definir os pormenores do funeral, estando já previsto que o prelado irá ser sepultado num túmulo na Basílica de Fátima, como era o seu desejo.

D. Alberto Cosme do Amaral nasceu em 1916 em Touro, Vila Nova de Paiva, e foi ordenado padre em 1939, tendo ascendido à condição de bispo em 1969.

Depois de exercer funções episcopais nas Dioceses do Porto e de Coimbra, D. Alberto Cosme do Amaral foi nomeado bispo de Leiria em 1972, tendo resignado em 1993.

Ao longo dos 21 anos em que dirigiu os destinos da Diocese, o prelado recebeu, por duas ocasiões, o Papa João Paulo II nas visitas que realizou ao Santuário de Fátima, em 1982 e 1991.

PUB