Morreu D. José Policarpo


Morreu o antigo cardeal patriarca de Lisboa. Tinha deixado o cargo em 18 de maio de 2013, quando foi finalmente aceite o pedido de renúncia que já estava entregue havia algum tempo. D. José Policarpo sucedera em 24 de março de 1998 a D. António Ribeiro, como 16.º patriarca de Lisboa.

RTP /
D. José Policarpo, desfilando com líderes de outras confissões religiosas: a concórdia ecuménica teve altos e baixos na vida do cardeal José Manuel Ribeiro, Reuters

O cardeal pedira a renúncia ao patriarcado em carta enviada a 18 de Fevereiro de 2011 ao Papa Bento XVI, a poucos dias de completar 75 anos, que é formalmente a idade limite para o exercício da função. O pedido não teve resposta imediata, prolongando-se como é hábito o ministério de D. José Policarpo um pouco para além da idade limite.

Acabou por ser o Papa Francisco a aceitar o pedido de renúnica a 18 de maio de 2013, nomeando então como seu sucessor o bispo D. Manuel José Macário do Nascimento Clemente, bispo do Porto. D. José Policarpo permaneceu em funções como administrador apostólico da diocese até à tomada de posse de D. Manuel Clemente.
Tópicos
PUB