Morreu Fernanda Barroso, companheira de Álvaro Cunhal
A viúva de Álvaro Cunhal, Fernanda Barroso, faleceu hoje de manhã aos 61 anos, precisamente um ano depois da morte do líder comunista, de acordo com uma informação prestada pelo Partido Comunista, do qual era militante.
Maria Fernanda de Sousa Barroso era funcionária do PCP, membro da Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP desde 1979, tendo sido membro do Comité central do partido entre 1979 e 1996.
A data e local do funeral não foram ainda fixados, segundo o comunicado da Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP.
Engenheira técnica química, companheira de Álvaro Cunhal durante mais de 25 anos, Fernanda Barroso aderiu ao PCP em 1974 e era funcionária do partido desde 1975.
Como aluna do Instituto Industrial de Lisboa, participou nas greves estudantis de 1971/72 e foi delegada dos alunos nocturnos na Região Geral de Alunos (RGA).
Fernanda Barroso colaborou com a Comissão Democrática Eleitoral nas eleições de 1973 e participou no movimento católico antifascista.
Depois do 25 de Abril de 1974, foi eleita para a Comissão Directiva Provisória do Instituto Industrial de Lisboa e fez parte da Comissão de Trabalhadores do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
Ainda segundo a informação prestada pelo Partido Comunista Português, Fernanda Barroso integrou o Secretariado de Célula do PCP dos Trabalhadores do LNEC e foi também responsável pelo sector de Telecomunicações e pela Organização dos Trabalhadores da Função Pública da Organização Regional de Lisboa do PCP.