Morreu Fernanda Lopes Cardoso
Fernanda Lopes Cardoso, viúva do antigo ministro da Agricultura António Lopes Cardoso, faleceu no fim-de-semana em Lisboa, realizando-se o funeral na terça-feira para o Cemitério dos Olivais, onde o corpo será cremado.
Segundo disse à Agência Lusa um amigo da família, Fernanda Lopes Cardos o morreu no sábado no Hospital de São Francisco Xavier, para onde fora transport ada na tarde do mesmo dia, precisamente na véspera de completar 77 anos.
O corpo de Fernanda Lopes Cardoso, que foi militante do Partido Sociali sta e fundadora da União da Esquerda para a Democracia Socialista (UEDS), encont ra-se em câmara ardente no Centro Funerário de Santa Joana Princesa, de onde sai rá terça-feira o funeral, pelas 11:00.
Licenciada em Físico-Química, Fernanda Lopes Cardoso foi assistente na Faculdade de Ciências de Lisboa, tendo acompanhado o marido para o exílio, em 19 62, de onde o casal regressou em 1971, depois de ter vivido em França, Brasil e Marrocos.
Militante do Partido Socialista, onde foi particularmente activa no tem po da Reforma Agrária, Fernanda esteve na UEDS até que esta força política se di ssolveu, em 1986, mas não voltou ao PS, contrariamente ao que fizeram muitos dos seus correligionários, incluindo Lopes Cardoso.
Fernanda Lopes Cardoso trabalhou depois na Biblioteca e Centro de Docum entação da Assembleia da República, onde esteve até se reformar, tendo organizado um livro sobre António Lopes Cardoso, falecido em 2000.