Morreu Fialho Gouveia

O ex-apresentador de televisão Fialho Gouveia, 69 anos, que estava internado desde 24 de Agosto no Hospital da Universidade de Coimbra, morreu hoje de manhã.

RTP Multimédia com Lusa /
Lusa

Fialho Gouveia foi hospitalizado na sequência de uma infecção bacteriana que afectou os seus sistemas respiratório e circulatório.

Funeral no domingo

O corpo de Fialho Gouveia está em câmara ardente na Basílica da Estrela.

As cerimónias fúnebres foram transferidas depois de a família ter conseguido falar com o prior da Basílica da Estrela.

No domingo, depois da missa de corpo presente às 15:00, o corpo de Fialho Gouveia seguirá para o Cemitério dos Olivais, onde será cremado.

Vida dedicada à comunicação

Fialho Gouveia dedicou a vida à comunicação, tendo trabalhado mais de 30 anos na RTP e ficado conhecido pelo programa "Zip-Zip", o primeiro "talk-show" da televisão portuguesa.

A História de um Comunicador

Fez o liceu no D.João de Castro, em Lisboa, e mais tarde entrou para a Faculdade de Letras para o curso de Filologia Românica, que nunca terminou.

Ainda na Faculdade, participou num concurso para locutores da Rádio Universidade e foi aprovado, tendo sido este o primeiro passo para uma carreira de comunicador.

Passagem pela Rádio

Mais tarde o director da rádio Universidade, Caetano de Carvalho, informou-o de que estava aberta uma vaga para novos locutores para a RTP e Fialho Gouveia concorreu e ficou, passando a integrar os quadros da única televisão que existia então em Portugal.

Em 1959, juntamente com Paulo Cardoso, inaugurou as emissões de rádio à tarde na Renascença com o programa "Diário do Ar".

Depois desta experiência, Fialho Gouveia fez no Rádio Clube Português "A Onda do Optimismo", com Artur Agostinho, Maria Helena Varela, Jorge Alves, Gina Esteves e Isabel Volmar.

Em 1968, participou no programa da Rádio Renascença "PBX", uma produção dos Parodiantes de Lisboa, tendo trabalhado com Carlos Cruz, João Paulo Guerra, José Nuno Martins, Paulo Morais e Adelino Gomes.

No entanto, foi a televisão que lhe deu um maior reconhecimento público, estando o seu percurso ligado à história do canal público.

Trinta anos na Televisão

Fialho Gouveia apresentou um espaço informativo da RTP 1, e vários programas de entretenimento. O locutor estava de serviço com Fernando Balsinha quando se deu o 25 de Abril de 1974.

O seu nome vai ficar sempre ligado ao programa "Zip-Zip" (1969), o primeiro "talk-show" produzido pela televisão portuguesa, em que participavam Raul Solnado e Carlos Cruz, sob a direcção de Luís Andrade, e ao "A Visita da Cornélia", também com Raul Solnado.

Em 1970, devido ao êxito do "Zip-Zip" na televisão, Fialho Gouveia e a equipa do "PBX", a que se juntou Joaquim Furtado, integraram o programa "Tempo Zip", primeiro no Rádio Clube Português e mais tarde na Renascença.

Ao longo de mais de 30 anos na televisão, Fialho Gouveia apresentou vários programas como "O Gesto é Tudo", "E o Resto são Cantigas", "A Prata da Casa", "Vamos Caçar Mentiras", "Com Pés e Cabeça", "Arca de Noé", "Entre Famílias" e "Par ou Ímpar".

Fialho Gouveia apresentou também, e durante vários anos, os "Festivais da Canção" e ainda "Os Jogos Sem Fronteiras".

O Sport Lisboa e Benfica no coração

O clube reagiu com pesar à morte do ex-apresentador Fialho Gouveia, que ocupava o cargo de secretário da assembleia-geral do clube "luz".

"Parece que foi ainda há pouco tempo que ouvimos as palavras de Fialho de Gouveia na inauguração do novo estádio da Luz", declarou um porta-voz do clube, acrescentando que se tratava de "uma figura querida pela sociedade portuguesa, não só por ser um grande comunicador, mas também pela sua postura como homem".

Grande amigo e profissional

O director de programas da RTP, Luís Andrade, lembrou Fialho Gouveia, como um grande amigo e um grande profissional, pertencente à geração de ouro da televisão pública.

"Apesar de nestas alturas se dizer sempre que as pessoas eram boas, o Fialho Gouveia era mesmo uma grande pessoa, um grande amigo e um grande profissional".

Muito emocionado, Luís Andrade, que realizou o programa "Zip-Zip" que Fialho Gouveia apresentava juntamente com Carlos Cruz e Raul Solnado, lembrou que "desapareceu uma grande figura da RTP".
PUB