Morreu Joaquim Machado, fundador da Livraria Almedina

O fundador da Livraria Almedina, Joaquim Machado, morreu hoje aos 81 anos, disse um familiar à agência Lusa.

Agência LUSA /

Joaquim Machado morreu hoje de manhã em sua casa, na Alta de Coimbra, devido a doença.

O empresário fundou a Livraria Almedina em Coimbra, em 1955, e foi este ano agraciado pela Câmara no feriado municipal, dia 04 de Julho, coincidindo a cerimónia com as comemorações de meio século de actividade da firma.

A livraria, "essencialmente vocacionada para o livro jurídico", publicou "ao longo de décadas livros e autores de primeiro plano, graças ao labor e criatividade de Joaquim Machado", refere a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) em comunicado.

"Cumpre-nos honrar a sua memória e sublinhar a sua obra, traduzida na criação da livraria e editora Almedina e na publicação de livros de referência da cultura portuguesa", acrescenta a APEL.

A associação apresenta "o mais sentido pesar" à família e a todos os colaboradores da Livraria Almedina, "na certeza de interpretar o sentir de todos os profissionais do livro - autores, editores, distribuidores e livreiros".

O corpo encontra-se em câmara ardente na Igreja de S. José, realizando-se o funeral sexta-feira, às 10:00, para o cemitério de Santa Clara.

PUB