Morreu Manuel Ferreira de Oliveira

O ex-presidente executivo da Galp e da Unicer morreu este sábado com 70 anos. O corpo de Ferreira de Oliveira vai estar em câmara ardente na igreja do Cristo Rei, Porto, anunciou a Universidade do Porto.

RTP /
RTP Arquivos

Contactada pela Agência Lusa, fonte oficial da instituição adiantou que "a informação foi dada por familiares à universidade", desconhecendo-se, para já, a causa da morte.

Nascido em 21 de dezembro de 1948, Manuel Ferreira de Oliveira era licenciado em engenharia eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o antigo professor catedrático da FEUP tinha o grau de 'master of science' em energia pela Universidade de Manchester e era doutorado nesta área pela mesma instituição.

A carreira de Ferreira de Oliveira passou em grande parte pelo setor da energia, primeiro na Petrogal e depois na Galp Energia, de onde saiu em 2015.  
 
Durante 15 anos trabalhou na Venezuela e no Reino Unido em várias empresas ligadas à indústria petrolífera.  

Em 1995 regressou a Portugal para assumir a presidência da Petrogal, onde se manteve até ao ano 2000, altura em que passou a liderar a Unicer (Super Bock Group).
 
Em 2006 assumiu a presidência executiva da Galp Energia, tendo exercido funções como administrador executivo e COO (2006) e, posteriormente, como presidente executivo e vice-presidente do Conselho de Administração (de 2007 a 2015).

Mais recentemente, entre 2016 e 2019, foi presidente da Comissão de Remunerações da Caixa Geral de Depósitos.

De acordo com informação disponível na página da FEUP, Manuel Ferreira de Oliveira era membro do Conselho de Curadores da Universidade do Porto deste 2015.

Segundo a instituição, o antigo presidente da Galp foi responsável pela modernização da área de energia elétrica da FEUP, onde deu aulas entre 1979 e 1982, "tendo lançado as bases de uma equipa de investigação de reputação nacional e internacional e revelado, em tempos difíceis, grande determinação e capacidade de liderança".

c/ Lusa
PUB