Morreu médico-legista que autopsiou Sá Carneiro e Joaquim Agostinho

O médico-legista José Sombreireiro, que autopsiou Sá Carneiro e Joaquim Agostinho, morreu hoje, aos 74 anos, na Póvoa do Varzim, devido a complicações de saúde, informou à Agência Lusa uma familiar.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Natural de Ponte de Sor, o médico encontrava-se internado há três anos na Santa Casa da Misericórdia da Póvoa do Varzim, onde, pelas 13:00, sucumbiu a uma pneumonia, contou a filha, Grata Júlia Sombreireiro.

Aposentado há oito anos do Instituto de Medicina Legal de Lisboa, onde foi director, José Sombreireiro foi também presidente e médico do Clube de Futebol Estrela da Amadora e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Amadora.

Com consultório de clínica geral aberto nesta cidade até 2004, José Sombreireiro ficou conhecido como "o médico dos pobres, por não cobrar nada" aos mais carenciados, segundo a filha.

Em 36 anos de serviço como médico-legista, efectuou mais de 40 mil autópsias, nomeadamente a do antigo primeiro-ministro e líder do PPD/PSD Sá Carneiro, a do ciclista Joaquim Agostinho, a do antifascista Dias Coelho e a dos dois filhos de António Champallimaud.

O funeral realiza-se sábado, pelas 15:00, em Pinhal do Norte, Carrazeda de Ansiães, onde a família tem um jazigo.


PUB