Morreu o engenheiro Sousa Veloso

Morreu aos 88 anos o engenheiro Sousa Veloso, figura histórica da televisão portuguesa que congregava os telespectadores frente ao televisor para saber do estado das colheitas e da produção agrícola. Durante 30 anos apresentou o TV Rural, programa de maior longevidade nas grelhas do operador público e que invariavelmente terminava com um “despeço-me com amizade”.

RTP /
RTP

Sousa Veloso foi uma das caras da RTP. Durante anos apresentou o programa TV Rural. Foi o espaço de maior longevidade do operador público, ocupando lugar de destaque na programação entre 1960 e 1990.
Em comunicado, o Conselho de Administração da RTP “lamenta profundamente a perda do engenheiro Sousa Veloso, um dos mais ilustres e conhecidos rostos dos portugueses e da estação pública”.


A RTP tinha apenas três anos, nascera em 1957 sob o impulso de Marcelo Caetano, quando passou a integrar nos seus quadros o engenheiro agrónomo de voz cativante.

Sousa Veloso licenciou-se em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa em 1954. Meia dúzia de anos depois foi escolhido para apresentar um programa sobre agricultura que, curiosamente, amarrou portugueses de todas as gerações ao televisor.

Chegou hoje o dia de nos despedirmos de Sousa Veloso “com amizade”.



PUB