Morreu o jornalista Óscar Mascarenhas

O jornalista Óscar Mascarenhas morreu hoje, aos 65 anos, em Lisboa.

Sandy Gageiro, Antena1 /
Óscar José Mascarenhas nasceu a 9 de dezembro de 1949, em Goa, India.

Começou a trabalhar como jornalista em 1975, no diário A Capital, passando em 1982 para o Diário de Notícias, jornal onde fez grande parte da sua carreira, até sair em 2002.

No ano seguinte, em 2003, integrou os quadros da Lusa, como assessor da administração, e em 2005 passou para a redação da agência noticiosa, até à pré-reforma, em 2009.

Em 2012, voltou ao Diário de Notícias, onde abraçou o cargo de Provedor do Leitor, funções que deixou no final de 2014. Nessa altura, Leonídio Ferreira fazia parte da Direcção de Informação do jornal e recorda hoje um "grande profissional".
Óscar Mascarenhas foi ainda presidente do Conselho Deontológico (CD) do Sindicato dos Jornalistas durante oito anos, ocupando atualmente o cargo de vogal do CD, órgão sindical presidido pela jornalista São José Almeida.

Como jornalista, relatou momentos históricos, como a cerimónia da independência da Cabo Verde, em 1975, os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, ou ainda as primeiras eleições livres na RDA, em 1990, após a queda do Muro de Berlim.

Em 1985, o Clube Português de Imprensa distinguiu-o como o Premio Reportagem, e, um ano depois, o Premio de Viagem.
PUB