Movimento que defende restauração do concelho de Samora Correia reúne-se com PS
Uma delegação de residentes em Samora Correia, Benavente, reúne-se quarta- feira com o presidente do Grupo Parlamentar e deputados do PS para conhecer a posição deste partido quanto à alteração da Lei-Quadro para a Criação de Municípios.
Segundo disse hoje à agência Lusa Rogério Pernes - que integra o Movimento Cívico para a Restauração do Concelho de Samora e a comissão criada para o mesmo fim na Assembleia de Freguesia -, com uma nova legislatura e uma maioria absoluta do PS, os defensores da restauração do concelho de Samora entenderam pertinente retomar uma causa "que é justa".
De acordo com Rogério Pernes, o objectivo dos samorenses não é conseguir já a restauração do concelho, mas apenas a alteração da lei - acabando com mudanças pontuais feitas à medida de algumas promessas -, de forma a que "quem tiver condições" obtenha a sua autonomia.
No caso de Samora Correia, que foi concelho até à reforma de Passos Manuel (1836), existem todas as condições exigidas na actual lei, à excepção da que se refere à área geográfica, já que a freguesia tem 322 quilómetros quadrados contra os 500 exigidos, recordou.
Rogério Pernes adiantou que, consoante correr a reunião agendada para quarta-feira com o PS, o movimento irá decidir se avança com iguais pedidos de audiência ao presidente da Assembleia da República, Comissão Parlamentar do Poder Local, líderes parlamentares do PSD, CDS-PP, PCP e BE, Governador Civil do distrito de Santarém e secretário de Estado da Administração Local.
"Sabemos que o caminho é longo, mas não vamos parar, porque é caminhando que se conquista", afirmou.
O movimento promoveu uma petição à Assembleia da República, com milhares de assinaturas, que foi discutida, há cerca de um ano, em plenário e a nível da Comissão do Poder Local, mas, com o fim da legislatura o processo terá de ser reiniciado.
Na reunião de quarta-feira, com o presidente do Grupo Parlamentar do PS, Alberto Martins, e os deputados socialistas que integram a Comissão do Poder Local Pita Ameixa e Pedro Formhouse, participarão seis elementos do Movimento Mais Samora e da comissão criada no seio da Assembleia de Freguesia.