Movimento "Vencer e Viver" sensibiliza contra cancro da mama no Porto
O movimento "Vencer e Viver", da Liga Portuguesa Contra o Cancro, promove sexta-feira e sábado acções de sensibilização contra o cancro da mama no Estádio do Dragão e no Shopping Dolce Vita, anunciou hoje a organização voluntária.
Em comunicado enviado à agência Lusa, o "Vencer e Viver" adianta que a campanha se inicia sexta-feira no centro comercial, situado a poucos metros do Estádio do Dragão, com uma acção de sensibilização entre as 10:00 e as 24:00.
Durante esse período uma equipa de voluntárias procurará sensibilizar os transeuntes enquanto procede, paralelamente, à venda de artigos alusivos ao cancro da mama cujas receitas reverterão para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Sábado, a campanha continua no interior do próprio Estádio do Dragão, durante o jogo entre o FC Porto e o Vitória de Setúbal, numa acção que conta com o apoio do clube "azul-branco".
Antes do jogo haverá uma largada de balões cor-de-rosa, acompanhada da projecção de mensagens alusivas à prevenção nos écrans gigantes e da distribuição de panfletos por voluntárias do "Vencer e Viver".
O cancro da mama tem aumentado nos últimos anos nos países industrializados, morrendo em média quatro a cinco pessoas por dia em Portugal devido a esta doença, que é actualmente a principal causa de morte entre as mulheres com mais de 45 anos.
As voluntárias do movimento vão sensibilizar as mulheres para a necessidade do diagnóstico precoce da doença, dado que 90 por cento dos cancros são curáveis quando detectados em tempo oportuno.
O movimento "Vencer e viver" foi criado há 52 anos nos Estados Unidos, tendo sido introduzido em Portugal há 23 no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, no Porto.
A organização é constituída por voluntárias que, na sua maioria, viveram a experiência de um cancro na mama e que se mobilizam para dar apoio a mulheres com o mesmo problema.