MUBI preocupada com foco da PSP em fiscalizar utilizadores de bicicletas

A presidente da MUBI - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta diz estar preocupada com o facto de a PSP estar a anunciar uma operação de fiscalização centrada na utilização de bicicletas.

Antena 1 /

Foto: João Marques - RTP

A polícia anunciou esta quarta-feira, em comunicado, que até dia 3 de junho vai fazer uma ação de fiscalização para prevenir e dissuadir os comportamentos de risco dos utilizadores de bicicletas e veículos equiparados "que contribuem para a ocorrência de acidentes rodoviários".Vera Diogo mostra-se preocupada com o facto de a polícia atuar sobre quem é mais vulnerável na estrada.


A presidente da MUBI defende que são precisas mais medidas para defender os ciclistas, como a redução da velocidade para 30 quilómetros por hora nas localidades, lombas, passadeiras elevadas, restrições de trânsito nos centros históricos, mas também mais fiscalização dos condutores de carros.
Também o presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta critica que a PSP se foque nos ciclistas na operação de fiscalização, que vai fazer a partir desta quart-feira.

José Caetano defende que é preciso tomar medidas de prevenção rodoviária em todos os que circulam na estrada.
O presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta mostra-se preocupado com o número crescente de mortes de ciclistas por atropelamento nas estradas e lembra o caso do presidente da Associação de Editores e Livreiros, Pedro Sobral, que morreu quando andava de bicicleta em Lisboa.
A operação mobilidade ativa em segurança da PSP vai decorrer até dia 3 de junho e vai fiscalizar utilizadores de bicicletas e trotinetes.

PUB