"Muito poucochinho", lamenta operadora. Autocarros da FlixBus arrancam com 23 horários no Terminal de Sete Rios

"Muito poucochinho", lamenta operadora. Autocarros da FlixBus arrancam com 23 horários no Terminal de Sete Rios

A FlixBus começou hoje a operar em Sete Rios em Lisboa, com 23 horários diários. Segundo a operadora, não é possível considerar o problema do acesso resolvido quando é menos de 2% da capacidade do Terminal e sem poder operar entre as 16h30 e as 20h30, um dos períodos de maior procura.

Arlinda Brandão - RTP Antena 1 /

Fotografia: Arlinda Brandão RTP - Antena 1

Em declarações à dádio pública Nelson Silva, o diretor da Rede Expressos e responsável e gestor do Terminal de Sete Rios diz que o que acontece hoje é uma situação normal de haver "mais um operador neste local como tantos outros" e que é possível permitir mais horários e mais autocarros à FlixBus, mas respeitando e atendendo "a condições de segurança e operacionais". E também consoante "a disponibilidade efetiva do Terminal", sendo mais dificil nos chamados horários de ponta.

A entrada da FlixBus em Sete Rios, acontece mais de seis meses depois da decisão do Tribunal Administrativo de Lisboa, de 8 de março, que determinou o acesso da empresa ao Terminal localizado no centro da capital. Apesar do início da operação, a FlixBus considera que este é apenas um primeiro passo e que a questão está ainda longe de estar resolvida.

Tiago Cavaco Alves, diretor de operações da FlixBus considera que "é um serviço que começa muito reduzido, muito poucochinho, dado não nos ter sido dada muita capacidade disponível para operar no Terminal".

E refere que a FlixBus vai exigir "maior transparência e escrutínio sobre a capacidade efetivamente disponível no Terminal e  defender um acesso em condições equitativas, transparentes e não discriminatórias, até que a decisão do Tribunal seja integralmente cumprida".

Para além dos 23 horários que começam hoje a operar, a empresa já enviou ao gestor do Terminal informação relativa a mais 20 horários, que pretende iniciar durante o mês de outubro, assim que sejam emitidas as respetivas declarações de capacidade atualizadas.
PUB