Muitos fiéis aguardaram no exterior da Sé Nova para último adeus a Lúcia

Centenas de pessoas que não conseguiram assistir às exéquias fúnebres da irmã Lúcia aguardaram no exterior da Sé Nova de Coimbra a saída dos restos mortais para uma derradeira homenagem à vidente de Fátima.

Agência LUSA /

A maioria eram idosos, sobretudo mulheres, que ao longo da manhã, e de tarde, afluíram de vários pontos do país. Também alguns estrangeiros se encontravam entre os crentes.

As exéquias fúnebres começaram à hora marcada, às 16:00, estando prevista para as 17:30 a saída do féretro em direcção ao Carmelo de Santa Teresa, onde ficará sepultada.

A instituição religiosa pretende que a última parte da cerimónia seja íntima, um regresso ao Carmelo, onde a vidente vivia em reclusão desde 1948, apenas acompanhada das suas irmãs.

Embora o ambiente seja completamente tranquilo e apenas uma ou outra vez se tenham ouvido queixas de crentes que não conseguiram entrar na igreja, um forte dispositivo policial ladeava a Sé Nova, formando um cordão em redor da escadaria e em zonas do largo fronteiro.

As autoridades religiosas começaram a preparar as exéquias fúnebres no interior da Sé Nova desde muito cedo.

Cerca das 15:00 foram ensaiadas as intervenções dos coros, e quinze minutos depois eram canceladas as entradas de fiéis, para não perturbar o acolhimento das autoridades, de acordo com a justificação apresentada por um pároco organizador.

E foram chegando algumas autoridades políticas, tendo também marcado presença os cabeças de lista das candidaturas eleitorais pelo distrito de Coimbra Matilde Sousa Franco (PS), Zita Seabra (PSD) e Nobre Guedes (CDS/PP).

D. Duarte, pretendente ao trono de Portugal, o ministro Álvaro Barreto, o presidente do PPM, Pignatelli Queirós, e o presidente da Câmara de Coimbra, Carlos Encarnação, foram outros dos políticos presentes.

Após as exéquias fúnebres o corpo da irmã Lúcia será sepultado no Carmelo de Santa Teresa, apenas durante um ano, porque está previsto trasladar os restos mortais para a basílica de Fátima.

A última vidente de Fátima faleceu às 17:25 de Domingo no Carmelo de Santa Teresa, devido a uma "falência cardio-circulatória".

PUB