Mulheres de Viana respondem ao "Bife da Páscoa" com jantar proibido a homens

Um grupo de mulheres de Viana do Castelo reúne-se sábado num restaurante em Cardielos para um jantar "expressamente proibido" a homens, numa clara "retaliação" à tradição do "Bife da Páscoa".

Agência LUSA /

"A vingança serve-se fria. No sábado, os homens foram comer e beber e deixaram as mulheres em casa a tratar das panelas e dos filhos, agora é a nossa vez, para eles saberem o que é bom para a tosse", ironizou Liliana Viana, uma das organizadoras do "Jantar da Mulher".

O repasto juntará cerca de 50 mulheres de entre 18 e 60 e muitos anos e começará com acepipes intitulados "miudezas de homens".

Segue-se o prato principal de "costeletão ou lombo de macho" e a refeição termina com uma sobremesa "picante", constituída por um bolo em forma de órgão sexual masculino.

"Não estarão presentes mais mulheres porque o restaurante não tem espaço para mais", garantiu Liliana Viana, que disse ainda que, no final, está prevista uma ida a uma discoteca da cidade de Viana do Castelo, pelo que "a noite promete ser longa".

O "Bife da Páscoa" realiza-se todos os anos em Cardielos, no sábado de Aleluia, mas apenas com homens, uma vez que a tradição veda a entrada às mulheres, excepção feita às cozinheiras.

Agora, no "Jantar da Mulher", será precisamente o contrário, uma vez que o único homem autorizado a entrar no restaurante será precisamente o cozinheiro, que certamente não terá mãos a medir para satisfazer os desejos gastronómicos das convivas.

"Enquanto houver 'Bife da Páscoa', os homens podem contar que também terão que gramar com o 'Jantar da Mulher', porque ou há democracia ou comem todos", rematou Liliana Viana.


PUB