"Não estamos no caos", garante diretor clínico do Santa Maria

por RTP

Foto: João Marques - RTP

O diretor clínico do Hospital de Santa Maria, Rui Tato Marinho, garante que o hospital está a trabalhar afincadamente para melhorar o fluxo de pessoas naquela unidade, do ponto de vista médico, mas também social.

Há cerca de meia centena de pessoas que já tiveram alta clínica mas que não têm para onde ir, por falta de apoio familiar ou por falta de uma adequada resposta social.

Este fim de semana houve um pico de afluência às urgências, havendo ainda cerca de 50 pessoas que precisam de internamento, sobretudo idos com casos complexos de saúde.

O diretor clínico diz que o hospital está a tentar preparar-se para um novo aumento de fluxo às urgências esta semana, devido à esperada baixa de temperatura.

Rui Tato Marinho pede às pessoas que só se dirijam às urgências do hospital em caso grave, devendo ir de preferência aos centros de saúde. Espera ainda que possa haver acordo entre médicos e Governo para obviar os constrangimentos que estão a ocorrer nos serviços de saúde devido à escusa dos médicos em fazerem mais horas extraordinárias do que são obrigados.
pub