"Não existem soluções milagrosas para a pobreza". Querer Ser apoia mais de 50 crianças em Gondomar

Mais de 50 crianças em situação de pobreza são acompanhadas todos os dias pela Associação Querer Ser, no concelho de Gondomar. Os monitores tentam arranjar ferramentas a médio e longo prazo para capacitar as crianças e jovens para o futuro.

Sara Araújo de Almeida - Antena 1 /

Foto: António Antunes - RTP

Isto numa altura em que a taxa de pobreza infantil desceu ligeiramente. Passou de 20,7 por cento em 2022 para 17,8 em 2023. É o valor mais baixo desde o início da publicação dos dados do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento há 22 anos.

O estudo da Pordata concluiu ainda que as famílias monoparentais e as famílias com três ou mais crianças têm uma taxa de pobreza mais elevada, confirmando assim que são os mais vulneráveis à situação de pobreza.

A associação Querer Ser, no concelho de Gondomar, no Porto, tenta arranjar respostas e oportunidades para todas as crianças que são sinalizadas.

Através da psicologia comunitária, o objetivo é romper o ciclo de transmissão da pobreza de geração para geração. "É tentar garantir a estas crianças respostas que não estão ao alcance de todos", explica o psicólogo Ricardo Freire.

E uma das prioridades é ajudar os pais a encontrar trabalho. "Não existem respostas milagrosas para solucionar a pobreza, nós procuramos debelar estas questões através dos familiares, garantindo condições mais dignas na parte profissional para que tenham mais condições económicas", acrescenta.

A instituição promove a inclusão social através da arte, da música e do desporto. Têm dois programas, o "Escolhas" e o "Orienta-te" com crianças e jovens de todas as idades.
PUB