Navio Amistad chega hoje a Lisboa

Uma réplica da embarcação espanhola Amistad, utilizada no tráfico de escravos, atraca hoje, em Lisboa, para comemorar os 200 anos da abolição da escravatura e vai estar aberto a visitas.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O Amistad marcou a história da luta pelo fim da escravatura quando 53 escravos africanos tomaram a embarcação de assalto, numa saga que foi recriada pelo filme com o mesmo nome, realizado por Steven Spielberg.

O navio chegará às 11:00 à Doca da Rocha do Conde de Óbidos, podendo ser visitado por escolas e pelo público em geral e a bordo serão realizadas conferências sobre a escravatura.

Esta é uma iniciativa que termina a 21 de Outubro e que é apoiada pela Embaixada dos Estados Unidos e por várias associações lusa-americanas, entre as quais a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, onde decorrerá uma conferência ao longo de todo o dia de 16 de Outubro.

Durante a viagem, o navio é tripulado por estudantes oriundos de diversos portos da bacia do Atlântico.

Além dos trabalhos de bordo, os tripulantes estudam em detalhe o comércio de escravos e os principais desafios na área do ambiente e da cidadania.

Depois de Lisboa, o Amistad parte para a Madeira chegando, em Dezembro, a Freetown, na Serra Leoa, pátria da grande maioria dos cativos, naquele que será seguramente um momento simbólico da viagem.


PUB