Navio encalhado desde Dezembro nos Açores deve ser retirado no final do mês
O porta-contentores "CP Valour", encalhado desde Dezembro junto à Fajã da Praia do Norte, na ilha do Faial, poderá ser retirado do local no final deste mês, admitiu um dos responsáveis pela operação.
O capitão do navio, Nicholas Sloane, explicou que prevê retirar este mês todos os contentores que ainda estão a bordo do "CP Valour", com 177 metros de comprimento, para iniciar, logo de seguida, as manobras de reboque do navio vazio para alto-mar.
"Temos agora três semanas de trabalho pela frente, antes de reiniciarmos as tentativas de reflutuação do navio, por isso vamos precisar de bom tempo para podermos concluir o trabalho antes que o Inverno comece", adiantou Nicholas Sloane.
Envolvidos nos trabalhos estão cerca de 80 homens, que começam a trabalhar, todos os dias, ainda de madrugada, e só terminam ao início da noite, incluindo sábados e domingos.
Aproveitando o bom tempo e a ausência de ondulação que se tem feito sentir nas últimas semanas, a empresa holandesa já retirou cerca de dois terços dos cerca de 500 contentores que estavam a bordo do navio na altura do acidente.
"Até ao momento a operação está a decorrer de acordo com o planeado. Os últimos dias têm sido bastante produtivos" e já só restam 150 contentores no interior do navio", disse o responsável.
Nicholas Sloane manifesta-se por isso optimista, embora admita que ainda não é conhecida a totalidade dos danos existentes no casco do "CP Valour".
Quando questionado sobre os valores envolvidos nesta operação, o capitão holandês preferiu salientar a atitude do armador do porta-contentores.
"Há muitos navios que encalham e, infelizmente, sabe-se depois que o armador não tinha seguro e que, portanto, não existe ninguém para suportar os custos", afirmou Nicholas Sloane, assegurando que, neste caso, "existe um bom armador e uma boa seguradora, que estão a suportar todos os encargos".
Durante estas operações, a empresa holandesa já conseguiu extrair cerca de 370 metros cúbicos de fuelóleo que ainda permaneciam nos tanques de combustível do navio, de forma a impedir que se registassem novos derrames para as águas da Praia do Norte.
Quando todos os contentores forem retirados, os técnicos holandeses vão injectar ar comprimido nos tanques de lastro do navio, de forma a torná-lo flutuável e tentar rebocá-lo para alto-mar.
O "CP Valour" encalhou na tarde de 09 de Dezembro, na Fajã da Praia do Norte, na costa Norte da ilha do Faial, no Grupo Central do arquipélago.
O navio, com 177 metros de comprimento, seguia do Canadá com destino a Espanha e transportava mais de 500 contentores e alguns produtos perigosos e poluentes, que o armador retirou, nos dias seguintes, com a ajuda de um helicóptero "Puma" da Força Aérea e de um helicóptero de carga, contratado para essa tarefa.
Apesar de ter sido contratado um dos rebocadores mais potentes do mundo para tentar desencalhar o navio, o "Fotiy Krilov" não conseguiu mover o "CP Valour" das areias da Praia do Norte, apesar das tentativas efectuadas durante vários dias.