Navio-escola "Brasil" atracou hoje em Lisboa

Um diplomata português faz parte da tripulação do navio-escola "Brasil", que hoje atracou no Cais de Santa Apolónia, em Lisboa, no âmbito da viagem anual de instrução de guardas da marinha brasileira.

Agência LUSA /

O navio entrou no porto de Lisboa cerca das 11:00 e efectuou disparos de saudação, tendo recebido em resposta uma salva de uma bateria de três peças de artilharia situada junto à Torre de Belém.

De acordo com a marinha brasileira, anualmente são convidados diplomatas ou membros da marinha de países que mantêm relações privilegiadas com o Brasil para fazerem parte da tripulação.

Além de Portugal, são convidados diplomatas da África do Sul, Argentina, Chile, Peru, Paraguai e Uruguai.

O navio da marinha brasileira, que vai ficar atracado em Lisboa até quinta-feira, está aberto ao público, podendo os visitantes conhecer uma mostra de pintores brasileiros instalada no convés.

A tripulação do navio-escola "Brasil" tem previsto para segunda-feira uma homenagem a Pedro Álvares Cabral com a deposição de uma coroa de flores junto ao local onde foi enterrado em Santarém.

Construído em 1981, o navio-escola "Brasil" realiza anualmente a viagem de instrução de guardas da marinha, que tem por objectivo complementar o ensino teórico dos aspirantes da escola naval.

Considerada o último ciclo na formação do futuro oficial da marinha, a viagem tem como tarefas ministrar aulas relacionadas com a prática de navegação, meteorologia, operações navais, controle de avarias, administração naval e liderança.

O navio-escola "Brasil" tem também como missão mostrar a bandeira brasileira nos diferentes portos estrangeiros e contribuir para o alargamento dos laços de amizade com vários países, entre os quais Portugal.

O navio é comandado pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Wagner Lopes de Moraes Zamith desde Janeiro e a tripulação é composta por 29 Oficiais, 216 Praças e 175 Guardas-Marinhas.

PUB