Navio patrulha oceânico português participa em controlo migratório no Mediterrâneo
Lisboa, 01 ago (Lusa) -- O navio patrulha oceânico Figueira da Foz partiu a 30 de julho rumo ao Mar Mediterrâneo para participar numa missão de controlo de fluxos migratórios provenientes do norte de África, anunciou hoje a Marinha de Portugal.
O NRP Figueira da Foz, o segundo navio da classe Viana do Castelo da marinha portuguesa, participará também em ações de busca e salvamento marítimo na região, segundo a nota divulgada na página da Internet da Marinha portuguesa.
Esta operação - "Índalo 2014"- ocorre no âmbito da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX).
"É no período de verão, em que o estado do mar mais calmo permite navegações de embarcações pequenas com riscos menores, que se verifica um aumento significativo na imigração irregular proveniente do norte de África", diz a nota.
De acordo com a Marinha, a operação "Índalo 2014" está centrada no mediterrâneo ocidental - em águas de Espanha com as fronteiras marítimas da Argélia e Marrocos - e visa detetar, localizar, identificar e impedir a atividade ilegal de embarcações envolvidas em imigração irregular, além de prestar assistência humanitária e socorro sempre que necessário.
"Esta missão, enquadrada no esforço europeu de controlo das suas fronteiras externas, será coordenada pela Guardia Civil de Espanha e conta com a participação de diversos meios de várias entidades de países da UE, sendo que o NRP Figueira da Foz irá operar em cooperação direta com uma aeronave dos serviços de fronteira da Finlândia", sublinhou o texto.
A participação do navio nesta operação decorrerá durante ao longo do mês de agosto de 2014.
No NRP Figueira da Foz estarão dois inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e um oficial de ligação da Guardia Civil de Espanha.
Em paralelo, o navio receberá cadetes do 3.º ano do mestrado integrado da Escola Naval, durante todo o período de missão, refere ainda a nota.