Nazaré tenta apanhar a onda do surf

A Nazaré volta a estar na onda com a enorme projeção internacional do surfista Garret McNamara, especialista nas ondas gigantes da Praia do Norte.

Isabel Gaspar Dias /
A câmara municipal da Nazaré acredita que até ao Verão vai
estar a funcionar o Centro de Alto Rendimento do Surf, que está prometido há muito tempo.

A autarquia até já escolheu o nome a dar: Centro McNamara.

Terça-feira, o norte-americano Garrett McNamara surfou uma onda que lhe poderá valer um novo recorde, depois de em 2011 ter feito história, também com uma onda de grande dimensão.

Os responsáveis pela empresa Municipal Nazaré Qualifica já pediram a
dois peritos, dos Estados Unidos, para certificarem o tamanho da onda, que McNamara surfou.

As condições que trouxeram de volta McNamara, nomeadamente a previsão de ondas de grandes dimensões, semelhantes às maiores verificadas nos últimos anos, vão manter-se nos próximos dias.

Garrett McNamara chegou a Portugal acompanhado por Kealii Mamala, com quem surfou ondas geradas pela queda de blocos de um glaciar no Alasca em 2007, e por Kamaki Worthington e Hugo Vau, que formaram a equipa de segurança dentro de água.

(Com Marcos Celso e Lusa)
PUB