Nestlé - Tetra Pak diz que alterou processo de fabrico de embalagens em Outubro
A empresa responsável pelo fabrico das embalagens da Nestlé hoje retiradas do mercado anunciou que em Outubro alterou o processo de impressão dos pacotes, depois de as autoridades italianas identificarem a presença de ITX no leite para crianças.
"Assim que as autoridades identificaram a presença de ITX (Isopropylhioxanthone) no leite para crianças, a Tetra Pak, em conjunto com as indústrias que produzem leite para crianças, tomou imediatamente a iniciativa de mudar o seu processo de impressão, utilizando tintas sem ITX", o que acontece "desde Outubro", acrescenta um comunicado da Tetra Pak.
A empresa sublinha no entanto que esta decisão foi tomada como "medida de precaução", uma vez que não foi identificada "qualquer evidência científica indicando risco para a saúde".
A substância identificada no leite para crianças da Nestlé "não faz parte da lista da Organização Mundial de Saúde de substâncias que afectam a saúde humana", sublinha o comunicado da empresa.
Também a companhia de produtos alimentares Nestlé refere em comunicado que o ITX "não oferece nenhum risco para a saúde", mas sublinha que vai substituir "imediatamente" os lotes dos leites infantis Nan 1 e Nan 2 cujas embalagens continham ITX.
Segundo a Nestlé, os lotes de leite a retirar imediatamente do mercado são o Nan 1 com prazo de validade até Junho de 2006, e o Nan 2 com prazo de validade até Setembro de 2006.
No comunicado da Tetra Pak, que cita o vice-presidente de comunicação do grupo, Jorgen Hagling, a empresa alega ter uma "longa história de manutenção das suas embalagens e equipamentos conforme os mais elevados standards de qualidade alimentar e segurança na indústria", razão por que passou a "utilizar sistemas de impressão alternativos que não usam fotoiniciadores (ITX) naqueles produtos".
Em causa está a substância Isopropylhioxanthone (ITX) detectada em leite Nan da Nestlé produzido até Setembro passado que vai ser retirado do mercado português.
A Nestlé SA, a maior empresa de produtos alimentares do mundo, informou hoje que retirou leite para bebés de quatro mercados europeus, incluindo Portugal, depois de terem sido encontrados vestígios de tinta no produto.
O porta-voz da Nestlé, François-Xavier Perroud, citado pela Dow Jones Newswires, afirmou que parte do produto foi recolhida em Portugal, Espanha e França, mas que em Itália foi retirada do mercado a maior quantidade, cerca de dois milhões de litros de leite daquela marca.