Neve, chuva e vento. Mau tempo persiste de norte a sul

por RTP
Pedro Sarmento Costa - Lusa

Os distritos de Vila real, Bragança e Guarda estão sob aviso laranja devido à queda de neve. O resto do país está esta segunda-feira em alerta amarelo devido ao vento forte, chuva e agitação marítima. Em Montalegre, as escolas estão fechadas devido à queda de neve que se verificou de manhã, deixando cerca de 700 alunos sem aulas.

A neve em Montalegre, distrito de Vila Real, começou a cair cerca das 6h00 e, desde então, os meios da autarquia e dos bombeiros estão espalhados pelo terreno a limpar vias e a espalhar sal para que as estradas fiquem transitáveis, afirmou David Teixeira, vereador da Proteção Civil, à Lusa.

O concelho dispõe de vários veículos dos bombeiros e Câmara preparados para limar a neve das estradas e também, se necessário, espalhar sal nas vias.

Devido à neve, esta segunda-feira não há atividades letivas nos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas Doutor Bento da Cruz, em Montalegre.

Segundo o vereador da Proteção Civil, a situação deixa em casa cerca de 700 alunos do centro escolar (primeiro e pré-escolar) e a escola básica e secundária Doutor Bento da Cruz.

O presidente da Câmara Orlando Alves dá conta de que os transportes escolares não têm condições para circular.

Em menos de uma semana, este é o segundo nevão que cai sobre Montalegre e afeta as atividades letivas. Na passada quarta-feira, os estudantes também ficaram sem aulas.
Três distritos em alerta laranja
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou os distritos de Vila Real, Bragança e Guarda em aviso devido à previsão de queda de neve acima dos 800/1.000 metros.

Os 18 distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo devido à previsão de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, condições favoráveis à ocorrência de trovoada até às 12h00.O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo é emitido sempre que há situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê vento forte com rajadas até 90 quilómetros até às 21h00 desta segunda-feira.

Também a Madeira está sob aviso amarelo até às 12h00 devido à agitação marítima com ondas de oeste/noroeste com 4 a 4,5 metros, devido à chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, e vento forte com rajadas até 70/80 quilómetros por hora, sendo de 100 quilómetros por hora nas terras altas.

Entretanto, na Madeira, o aeroporto internacional do Funchal retomou a normalidade após vários dias de voos cancelados.

A TAP realizou dois voos extra com um avião com mais lugares para transportar os passageiros retidos na ilha, devido ao vento forte que afetou a região.

No total foram cancelados 58 voos e afetados mais de nove mil passageiros.
Mau tempo vai continuar
Para esta segunda-feira, o IPMA prevê no continente céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, diminuindo de frequência na região Sul a partir do meio da tarde e condições favoráveis à ocorrência de trovoada e queda de granizo, em especial até meio da tarde.

Está também prevista queda de neve acima de 1000/1200 metros na região Centro, sendo acima de 800/1000 metros na região Norte.

A previsão aponta ainda para vento moderado a forte do quadrante oeste, com rajadas até 90 quilómetros por hora em especial nas regiões Centro e Sul, tornando-se fraco a moderado a partir do final da tarde.

Nas terras altas, prevê-se vento forte do quadrante oeste, com rajadas até 100 quilómetros por hora até final da tarde.

O IPMA prevê ainda pequena subida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro e pequena descida da máxima.

Na Madeira, prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes até ao início da manhã, vento moderado a forte do quadrante oeste, com rajadas até 80 quilómetros por hora até ao início da manhã, sendo forte a muito forte até 100 quilómetros por hora e pequena subida de temperatura.

No continente, as temperaturas mínimas vão oscilar entre 1 grau (na Guarda) e 11 (em Lisboa e em Faro) e as máximas entre os 6 graus Celsius (na Guarda) e os 17 (em Faro).

Na Madeira, as temperaturas vão variar no Funchal entre os 17 e 21 graus.
Barras fechadas devido à agitação marítima
Catorze barras do continente estão fechadas a toda a navegação e outras cinco estão condicionadas devido à agitação marítima.

Segundo a Marinha, as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, São Martinho do Porto, Ericeira, Alvor, Albufeira, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António estão fechadas à navegação.

As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações de calado superior a 35 metros e a de Viana do Castelo a embarcações com 30 metros.

A Marinha indica ainda que as barras de Sesimbra e Setúbal estão fechadas a embarcações com calado inferior a 11 metros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje na costa ocidental ondas de sudoeste com 3,5 a 4,5 metros, aumentando para 4,5 a 5 metros a sul do Cabo Mondego e passando a ondas oeste/noroeste no final do dia.

Na costa sul prevê-se ondas de sudoeste com 2,5 a 3,5 metros, diminuindo para 1,5 a 2,5 metros no final do dia.

Por causa da agitação marítima, o IPMA colocou toda a costa portuguesa sob aviso amarelo até às 03h00 de terça-feira.
Ligações fluviais retomadas no Tejo
As ligações fluviais Cacilhas-Cais do Sodré e Trafaria/Porto Brandão/Belém, que estiveram suspensas devido ao mau tempo, foram retomadas depois das 11h00, mantendo-se interrompida a travessia Belém-Porto Brandão, segundo fonte da Transtejo.

De acordo com a Transtejo, devido à melhoria das condições do tempo, a ligação Cacilhas--Cais do Sodré foi reposta pelas 11h20 - depois de ter sido suspensa às 09h00 - e o percurso Trafaria-Porto Brandão-Belém, foi reposta, às 11h30.

Contudo, permanece ainda suspenso percurso entre Porto Brandão-Trafaria suspenso.

As ligações fluviais têm estado, de forma intermitente, suspensas desde o fim de semana devido ao mau tempo que se tem feito, sobretudo no que diz respeito ao vento e agitação marítima fortes.
Estradas da Serra da Estrela fechadas
Algumas estradas de acesso ao maciço da central da Serra da Estrela estão encerradas à circulação devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas.

A circulação rodoviária está proibida nos troços Piornos/Cruzamento da Torre, Cruzamento da Torre/Torre, Cruzamento da Torre/Lagoa Comprida, Lagoa Comprida/Loriga e Lagoa Comprida/Cruzamento do Sabugueiro.
Tornado em Faro desalojou 100 pessoas
Um tornado, em Faro, desalojou 100 pessoas e deixou um trasto de destruição desde a praia de Faro até Altura. O vento derrubou muros e árvores e arrancou telhados.

Os 100 desalojados, de uma comunidade cigana, residente na zona conhecida como o Cerro do Bruxo, numa das entradas da cidade, passaram a noite no Pavilhão Municipal.

c/ Lusa
pub