Neve condiciona trânsito e cai em locais nada habituais

O frio, a chuva e as baixas temperaturas que se registam principalmente nas regiões do Norte de Portugal continental estão a provocar a queda de neve e em alguns locais nada habituais. Esta manhã a neve caía em sete distritos, com mais intensidade nas regiões da Guarda e Viseu, mas caía também no Porto e em Abrantes.

RTP /
A Serra da Estrela está coberta de neve e com os acessos interditos António José/Lusa

A neve está de regresso a Portugal em grande força e esta manhã a Autoridade Nacional de Protecção Civil dava conta de que os flocos brancos estão a cair nas regiões mais latas, mas também na cidade do Porto e bem mais a Sul na cidade de Abrantes.

Ao todo, sete distritos do norte do país registavam queda de neve na, mas só em volta do maciço central da Serra da Estrela e em algumas estradas municipais do distrito de Viseu foi necessário cortar a circulação automóvel.

A neve caía esta manhã no distrito de Viana do Castelo (Ponte da Barca e Ponte de Lima), em Braga (Braga, Fafe, Guimarães e Vizela), no Porto (Porto, Maia, Amarante, Trofa, Lousada, Matosinhos e Felgueiras), no distrito de Vila Real (Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Régua e Montalegre).

A queda de neve foi ainda registada no distrito de Aveiro, na Serra da Freita, no concelho de Arouca.

Cortados acessos à Serra da Estrela

Todas as estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão cortadas desde a manhã de hoje, devido à queda de neve, tendo a Autoridade Nacional de Protecção Civil colocado em alerta azul (segundo grau numa escala de cinco) para os distritos do Norte, esperando-se "queda de neve, formação de gelo e condicionalismos à circulação rodoviária".

Na cidade da Covilhã a queda de neve está a condicionar o trânsito nalgumas zonas altas e a Câmara está a espalhar sal nas ruas para derreter a neve que cai sem parar desde as 7.30 horas de hoje.

Há algumas ruas mais íngremes onde a circulação não é aconselhada e o acesso à Serra da Estrela está cortado logo à saída da Covilhã onde se encontram elementos da GNR.

Já o Comando Distrital de Operação de Socorro de Castelo Branco dá conta de queda de neve um pouco por todo o distrito, com mais intensidade a norte da Serra da Gardunha, onde o manto branco se tem acumulado, mas não há registo de quaisquer acidentes relacionados com o nevão.

Neve no AlentejoTambém a região do Alentejo foi brindada esta manhã com a queda de neve sobretudo no distrito de Portalegre onde nevou em todo o distrito, embora com pequena intensidade, desde cerca das 9 horas, e com mais intensidade, como é habitual, na Serra de S. Mamede.

No distrito de Évora a neve também caiu, embora também com pouca intensidade, em Estremoz, Borba e Arraiolos, regiões onde não nevada desde há cerca de quatro anos.

No distrito de Beja não se registou queda de neve.

PUB