Neve corta A3, provoca acidentes, e encerra várias vias municipais e escolas

Braga, 09 Jan (Lusa) - A queda de neve no distrito de Braga obrigou hoje ao encerramento parcial, na zona de Braga, da auto-estrada A3 que liga Valença do Minho ao Porto, disse à Lusa fonte da GNR.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A fonte da Brigada de trânsito adiantou que a via foi cortada num troço entre Braga e Famalicão, estando os automobilistas a ser desviados, nas portagens de Braga-Oeste - para os que vão de norte para sul - e da Cruz, para os que vão para norte.

O percurso na A3 só pode depois ser retomado em Famalicão, adiantou a fonte.

A neve que caiu com grande intensidade em todo o distrito criou problemas "complicados" em Vieira do Minho, onde os bombeiros estão em dificuldades para socorrer uma mulher que se encontra doente, dado que o jipe da corporação tem dificuldades no acesso ao local, na freguesia de Pinheiro.

O presidente do município, Albino Carneiro adiantou à Lusa que há várias estradas cortadas na região, nomeadamente as que dão acesso a Braga e à barragem da Caniçada, no Gerês.

"Temos algumas zonas que estão a ficar isoladas", sublinhou, dizendo que há vias onde nem as rectro-escavadoras conseguem prosseguir facilmente.

Em Terras de Bouro a situação é idêntica, já que - segundo Manuel Pereira do Gabinete da Presidência da câmara - a neve caiu com grande força na serra do Gerês, obrigando ao corte de vias e ao encerramento de todas as escolas.

Em Guimarães, a neve provocou dificuldades no trânsito, havendo já registo de vários acidentes, embora, até ao momento, todos de pequena monta.

A cidade de Braga acordou, hoje, com a queda persistente de neve, em pleno centro urbano, o que já não acontecia há mais de duas décadas.

A neve, que começou a cair desde as 08:00 da manhã, cobriu a cidade de um manto branco, para alegria dos bracarenses.

Apesar do frio e dado que a neve deixou de cair ao final da manhã, a maioria dos estabelecimentos de ensino continua a funcionar.

A queda de neve está a ocorrer em todo o distrito, nomeadamente nos concelhos do interior, em Fafe, Cabeceiras e Celorico de Basto e na cidade de Guimarães.

LM.


PUB