Neve e muito frio. Termómetros baixam até oito graus

por RTP
Chris Wattie - Reuters

As temperaturas máximas vão baixar oito graus Celsius a partir desta quinta-feira devido a uma massa de ar muito frio proveniente do norte da Europa. O Instituto Português o Mar e Atmosfera (IPMA) prevê ainda vento forte e queda de neve. Uma situação que já obrigou ao encerramento de algumas estradas na Serra da Estrela. Devido à agitação marítima, seis distritos vão estar sob aviso vermelho a partir das 12h00 desta quinta-feira e até à madrugada de sexta.

A descida da temperatura, quer da mínima quer da máxima, vem acompanhada de vento, que se traduz num desconforto térmico. Portanto vamos ter uma sensação acrescida de frio”, explicou à RTP a meteorologista Maria João Frada.

Está prevista uma descida da ordem dos oito graus nas temperaturas máximas e entre dois a quatro nas mínimas.

Os termómetros no litoral vão rondar os 13 a 16 graus e no interior entre os 5 e os 7. Os valores mais baixos serão registados na Serra da Estrela e em Bragança.

A vaga de frio que vai assolar o país “vem associada a uma massa de ar polar que vem transportada de norte. Na situação de um anticiclone que está a norte dos Açores, por outro lado temos uma depressão sobre Golfo da Biscaia e esse fluxo de norte trás a massa de ar polar”.
A neve vai cair nas serras de Gerês, Montejunto, Montesinho, Marão e Estrela. Está prevista queda de neve nas terras do interior norte e centro, em cotas acima dos mil metros.

O vento vai atingir principalmente as terras altas do litoral norte e centro. Com rajadas entre os 80 e 110 quilómetros por hora na região da Serra da Estrela.

Algumas estradas de acesso à Serra da Estrela estão encerradas devido à queda de neve, formação de gelo e vento forte. As autoridades não têm, para já, previsão para a reabertura.

Às 09h00 estavam encerrados os troços Piornos/Torre, Torre/ Lagoa Comprida, Lagoa Comprida/Loriga e Lagoa Comprida/Sabugueiro.
Ondas podem chegar aos 15 metros Os distritos de Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso vermelho a partir das 12h00 de hoje e até à madrugada de sexta-feira, devido à agitação marítima forte.

O IPMA prevê ondas de noroeste com sete a oito metros, podendo atingir 15 metros de altura máxima.

Já os distritos de Beja, Faro, Lisboa e Setúbal estão em alerta laranja, devido à previsão de ondas com cinco a sete metros, podendo atingir 14 metros de altura máxima.

Segundo o IPMA, o aviso vermelho é o mais elevado dos avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco extremo.

O aviso laranja, o terceiro numa escala de quatro, aplica-se a situações meteorológicas de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.Sete barras fechadas Sete barras marítimas estão fechadas à navegação devido ao estado do mar e outras tantas estão condicionadas, segundo a Autoridade Marítima Nacional.

As barras de Aveiro, Caminha, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e da Ericeira, estão fechadas à navegação.

Já cinco barras do continente (Viana do Castelo, Douro, Figueira da Foz, São Martinho do Porto e Lagos) e duas da na ilha das Flores, gripo ocidental dos Açores (barra de Santa Cruz das Flores e Lage das Flores), estão condicionadas.
Tópicos
pub