Níveis muito elevados de exposição à radiação UV em grande parte do país

Onze distritos de Portugal continental e os arquipélagos da Madeira e dos Açores apresentam hoje um risco `Muito Elevado` de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Lusa /

Em Portugal continental estão com um risco `Muito Elevado` os distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Braga, Porto, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Aveiro, Coimbra e Beja.

De acordo com o Instituto, todos os restantes distritos apresentam um risco `Elevado`.

Para as regiões com risco `Muito Elevado` e `Elevado`, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, `t-shirt`, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é `Baixo`, 3 a 5 (`Moderado`), 6 a 7 (`Elevado`), 8 a 10 (`Muito Elevado`) e superior a 11 (`Extremo`).

O IPMA prevê para hoje para o Norte e Centro de Portugal continental nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoada e pequena subida da temperatura mínima.

Para a região do Sul, aguardam-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, em especial nas regiões do interior e durante a tarde e condições favoráveis à ocorrência de trovoada. A temperatura mínima também deverá subir.

Para os grupos Ocidental e Central dos Açores prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros fracos durante a madrugada e manhã.

No grupo Oriental, aguarda-se céu muito nublado com abertas ao longo da manhã, períodos de chuva que poderão ser pontualmente fortes durante a madrugada, passando a aguaceiros fracos e pouco frequentes.

Períodos de céu muito nublado e vento fraco a moderado são as previsões para a Madeira.

PUB