Níveis muito elevados de exposição à radiação UV em todo o território

por Lusa

Lisboa, 30 mai (Lusa) -- Todo o território de Portugal continental, a Região Autónoma da Madeira e a ilha Terceira, nos Açores, estão hoje com risco `Muito Elevado` de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto do Mar e da Atmosfera.

Para as regiões com risco `Muito Elevado`, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, `t-shirt`, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é `Baixo`, 3 a 5 (`Moderado`), 6 a 7 (`Elevado`), 8 a 10 (`Muito Elevado`) e superior a 11 (`Extremo`).

O IPMA prevê para hoje uma pequena subida da temperatura máxima nas regiões do interior, céu pouco nublado, apresentando períodos de muito nublado no interior a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e no litoral oeste até ao final da manhã.

Para durante a tarde está previsto um aumento temporário de nebulosidade nas regiões do interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no Norte e Centro. O vento vai soprar fraco.

As temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 29º em Faro e Évora, que serão as cidades mais quentes. Em Beja os termómetros chegarão aos 28º, em Castelo Branco, Santarém e Braga aos 27º e em Vila real aos 26º.

Para Lisboa está prevista uma máxima de 24º, assim como Coimbra, e para o Porto 23º.

Nas ilhas, a Madeira (Funchal) chegará aos 24º e os Açores não vão passar dos 22º (Angra e Ponta Delgada).

Tópicos
pub