Nível de satisfação dos clientes do Metro do Porto atinge 82,2 pontos
Porto, 20 mar (Lusa) -- O nível global de satisfação dos clientes do Metro do Porto atingiu, em 2012, os 82,2 pontos, mais 4,7 pontos do que no ano anterior, revela o Estudo de Satisfação do Utilizador do Metro do Porto.
De acordo com informação divulgada hoje pela Metro do Porto e ViaPorto, este índice de satisfação de clientes ponderado de 82,2 pontos (numa escala de zero a 100) é "o mais elevado de sempre".
O estudo em causa, que abrangeu uma amostra constituída por 1.659 clientes, foi realizado a partir de dois inquéritos, realizados entre os dias 11 e 17 de abril e 19 e 25 de novembro.
O estudo conclui que a rapidez e a pontualidade são as valências mais elogiadas pelos passageiros do metro, sendo que a lealdade dos clientes "ultrapassa os 93 pontos".
O trabalho, encomendado à DOMP, revela também que 13,7% dos inquiridos apontou a cobertura da rede como aspeto mais negativo.
A esmagadora maioria dos clientes inquiridos (96,9%) referiu que tenciona continuar a utilizar o metro nas suas viagens e 98,6% disse que recomendaria este meio de transporte aos seus amigos e familiares.
O estudo acrescenta ainda que a maioria dos clientes do Metro do Porto é residente nos sete concelhos abrangidos pela rede, sendo que 27,1% destes residem no Porto, 20,9% em Gaia, 14,2% em Matosinhos, 10,1% na Maia, 9,6% em Gondomar, 4,8% em Vila do Conde e 1,9% na Póvoa de Varzim.
"Todavia, a percentagem de clientes de localidades não servidas pelo metro tem alguma expressão", representando 11,3% do total de clientes.
O cliente-tipo do Metro do Porto em 2012 é semelhante ao dos anos anteriores: a maioria são mulheres, de classe média e com menos de 35 anos.
A ViaPorto é a empresa que opera o sistema de metro da Área Metropolitana do Porto até final de 2014.
A Metro do Porto conta com uma rede composta por seis linhas, 67 quilómetros de extensão e 81 estações, em sete concelhos.