Noite calma em Setúbal a ver passar a Procissão
O Bairro conheceu uma noite de calma sem incidentes registados pela PSP. A Procissão de 12 de Maio decorreu na perfeita ordem e tranquilidade com a participação de 600 setubalenses.
Tal como nas últimas noites, durante a madrugada os efectivos do corpo de intervenção da PSP efectuaram patrulhas constantes em toda a Bela Vista e nas ruas envolventes.
O dispositivo mantém-se montado, com a polícia pronta a intervir em caso de necessidade. Aos poucos, o Bairro parece querer regressar à normalidade.
Procissão da Paz levou 600 às ruas de Setúbal
Terça-feira à noite realizou-se a procissão da Paz da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, junto ao Bairro da Bela Vista, em Setúbal. Cerca de seiscentas pessoas integraram o corteja da procissão que constituiu de acordo com o pároco Constantino Alves, uma "manifestação de pedagogia para a paz".
A procissão não passou pelo interior do Bairro da Bela Vista, mas integrou no seu seio muitos moradores do bairro problemático de Setúbal.
Alguns setubalenses que nunca haviam participado em edições de anos anteriores desta Procissão decidiram integrá-la na sequência dos acontecimentos dos últimos dias no Bairro numa tentativa de com isso contribuírem para a resolução dos problemas no Bairro.
Carlos Araújo é setubalense e nunca tinha participado anteriormente. Marcou presença na edição deste ano e explica porquê. "É sempre triste quando se perde uma vida mas espero que esta procissão seja um contributo para que os nossos irmãos do Bairro da Bela Vista permitam o regresso à normalidade".
Augusto Fontinha um dos moradores nas imediações do Bairro da Bela Vista, participa habitualmente na Procissão, e vem em defesa da população do Bairro que considera pacato e de gente boa. "Acho que é uma procissão igual às outras. Mas todas as manifestações pela paz são positivas. Esta é mais uma. Regra geral a Bela Vista é um bairro sossegado. Há aqui mais gente boa do que má", defendeu.
A Procissão este ano decidiu evitar a rua do Bairro da Bela Vista optando por passar por uma rua paralela por razões de prevenção, não fosse o Diabo tecê-las, e existirem problemas.
Os fiéis saíram da Igreja de Nossa Senhora da Conceição pouco depois das 21:00, fazendo todo o percurso pela Avenida Bento de Jesus Caraça, Rua doutor Álvaro Gomes, Rua Padre José Maria Nunes da Silva, Rua Soeiro Pereira Gomes e de novo pela Avenida Bento de Jesus Caraça, sem registo de qualquer problema.
Agentes da PSP acompanharam a procissão de forma discreta Via-se uma viatura e alguns agentes que ajudaram a controlar o trânsito.