Normalidade regressa ao colégio após evacuação devido a fogo em ginásio

O colégio da Casa Pia regressa esta tarde à normalidade após uma manhã atribulada devido a um incêndio que destruiu por completo o ginásio e que levou à evacuação da escola.

Eduardo Caetano, RTP /
Não passou de um susto para os mil alunos, professores e funcionários do colégio Pina Manique, da Casa Pia Miguel A. Lopes, Lusa

"Os alunos terão aulas ainda esta tarde, assim que for restabelecida a normalidade e estejam garantidas as condições de segurança", explicou a directora da escola, Maria Joaquina Madeira.

O incêndio, que deflagrou esta segunda-feira de manhã no colégio Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, teve a sua origem num curto-circuito no ginásio da escola, de acordo com fonte dos Sapadores Bombeiros.

O comandante dos Sapadores Bombeiros, Joaquim Leitão, esclareceu que a origem do fogo esteve num curto-circuito no ginásio do centro de educação e desenvolvimento Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, que provocou a completa destruição das instalações, situadas junto ao laboratório de química, tido inicialmente como origem do incêndio.

Duas alunas tiveram de ser assistidas no local, pelos Sapadores Bombeiros, devido à inalação de fumos, mas não chegou a ser necessário transportá-las a uma unidade hospitalar.

Cerca de mil pessoas foram retiradas das instalações logo que o alarme foi dado numa operação que durou cerca de 15 minutos de acordo com esclarecimentos prestados pela presidente do conselho directivo da Casa Pia de Lisboa, Maria Joaquina Madeira.

"Assim que nos apercebemos do incêndio demos ordem imediata para que toda a gente saísse do edifício", referiu.

"Felizmente que estávamos no intervalo. Não houve feridos nem outros danos, excepto as instalações desportivas", disse.

Lançado o alerta, rapidamente o regimento de Sapadores Bombeiros, a Protecção Civil e a PSP chegaram para combater as chamas, isolar o perímetro e coordenar a evacuação das pessoas que saíam do interior das instalações.

PUB