Nova aerogare do Aeroporto do Porto entra em funcionamento parcial

A nova aerogare do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, entra hoje parcialmente em funcionamento, com 60 balcões de "check-in", 17 portas de embarque e 11 mangas telescópicas para acesso directo aos aviões.

Agência LUSA /

Em comunicado, a ANA - Aeroportos de Portugal confirma que será hoje a "abertura parcial às operações da nova aerogare", uma das obras mais importantes do plano definido em 2000 para o Aeroporto do Porto, cujo objectivo principal era duplicar em 10 anos a capacidade da infra-estrutura, para seis milhões de passageiros por ano.

O director do aeroporto, Fernando Vieira, revelou em 23 de Setembro que a aerogare deverá estar totalmente concluída em Abril/Maio de 2006.

A nova aerogare, que será inaugurada terça-feira, tem novos átrios de partidas e chegadas, 60 balcões de "check-in" com possibilidade de acréscimo de mais 60, nove portas de embarque servidas por 11 pontes telescópicas (mangas) e oito portas para embarque por autocarro.

A área comercial ocupa agora cinco mil metros quadrados, os parques de estacionamento têm capacidade para 2.500 automóveis e há um novo circuito de chegadas, bem como um novo sistema automatizado de encaminhamento e separação de bagagens por voo/destino.

As obras de ampliação e modernização do Aeroporto do Porto, orçadas em cerca de 300 milhões de euros, começaram em 2000 para estarem concluídas a tempo do Euro+2004, objectivo falhado devido a vários percalços.

O plano definido em 2000 prevê o aumento dos lugares de estacionamento para aviões de 18 para 34 e, numa última fase, uma nova duplicação de capacidade para 12 milhões de passageiros por ano, com possibilidade de ter 44 aviões por hora das "horas de ponta".

Em Dezembro, o Aeroporto Sá Carneiro será o primeiro do país a ser servido por metropolitano, quando for inaugurada a Linha Violeta da rede de Metro do Porto.

PUB