Nova faculdade de Medicina começa a ser equipada no final do ano

O novo complexo da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI), em construção na Covilhã, vai começar a ser equipado no final do ano, revelou hoje o reitor da UBI, Santos Silva.

Agência LUSA /

Ao fazer o ponto de situação da obra à Agência Lusa, o reitor adiantou que a inauguração está prevista para 30 de Abril de 2006, dia em que se celebra o 20º aniversário da UBI.

Orçado em 15 milhões de euros, trata-se de um dos maiores investimentos públicos realizados na Beira Interior.

O "campus" universitário, que a partir do ano lectivo 2006/07 vai acolher os cursos de Medicina, Ciências Biomédicas e diversas áreas laboratoriais, está a ser construído junto ao Hospital da Covilhã.

Ocupa uma área de 19 mil metros quadrados, dimensionado para acolher 700 alunos, 120 docentes a tempo inteiro e 80 funcionários.

Uma das áreas de maior destaque será o Centro de Investigação da faculdade, que vai dispor de 3.500 metros quadrados de laboratórios.

Segundo Santos Silva, "o projecto inicial da faculdade está a ser cumprido conforme previsto, sem deslizes orçamentais".

"Apenas há que somar as habituais parcelas por erros e omissões e revisões de preços", em valores a determinar no final da obra, acrescentou.

A UBI tem cerca de cinco mil alunos, distribuídos por 31 licenciaturas. Tanto as 80 vagas do curso de Medicina como as 45 de Ciências Biomédicas foram este ano ser preenchidas na totalidade na primeira fase de acesso ao ensino superior.

O último aluno a entrar em Medicina tinha uma média de 18,3 valores. No caso de Ciências Biomédicas, o valor foi de 15,3.

PUB