Nova "ferramenta" avalia anualmente o sistema de saúde

A Convenção Nacional da Saúde (CNS) apresenta uma “ferramenta”, esta quarta-feira, que vai permitir avaliar objetivamente o sistema de saúde, sinalizando os pontos fortes e as fragilidades.

Lusa /
Eurico Castro Alves vai revelar como é possível avaliar com objetividade o sistema de saúde, todos os anos D.R.

O Relatório de Avaliação do Desempenho e Impacto do Sistema de Saúde (RADIS), que terá periodicidade anual, foi “prometido e anunciado” há dois anos e resulta de um trabalho realizado por especialistas de várias áreas, como médicos, economistas e farmacêuticos.

Trata-se de um sistema que avalia a prestação de cuidados de saúde em Portugal aos seus mais diversos níveis, em termos de acesso, em termos de qualidade, em termos de valor de saúde, de prevenção e ensino da literacia em saúde aos doentes”, disse à agência Lusa o presidente da CNS, Eurico Castro Alves.

Todos estes parâmetros vão ser medidos de “uma forma quantificada, muito certa”, sem “impressões subjetivas”, dando “uma noção muito concreta” do que está a acontecer no sistema de saúde, disse Eurico Castro Alves.

O relatório irá basear-se nos indicadores nacionais que são publicados todos os anos, como número de consultas realizadas, número de doentes em lista de espera para cirurgia ou número de utentes sem médico de família.

PUB